Com esta epidemia de Zika vírus transmitidos através do mosquito da dengue as gestantes estão muito preocupadas em como se proteger contra esse mosquito e não correrem o risco de seus filhos nascerem com microcefalia.
Aqui vão algumas orientações sobre o assunto:
- Repelente ideal para gestantes:
Os repelentes considerados seguros para grávidas são aqueles feitos à base de ICARIDINA, IR3535 (ETILBUTILACETILAMINOPROPIONATO) e para combate da dengue a DIETILTOLUAMIDA (DEET). A concentração do componente deste último deve estar entre 10% e 50%.
Se a concentração for muito baixa pode oferecer proteção por muito pouco tempo. Quanto maior for a concentração, maior o tempo que garante a proteção. Aplicar no máximo 3 vezes ao dia.
- Repelentes naturais:
A citronela é bastante popular e ficou “famosa” por afastar insetos, mas não é tão eficaz por ser bastante volátil.
- Aparelhos de tomada:
Os inseticidas difundidos por aparelhos de tomada são indicados para ambientes pequenos e fechados, já que possuem eficácia menor. O ideal é ligá-los com certa antecedência.
- Dicas para afastar os insetos:
Uma dica importante é refrigerar o ambiente com o uso de ar condicionado. Eles costumam aparecer no final da tarde, por isso feche as janelas ao entardecer para evitar que entrem no interior das casas. Não use perfumes ou hidratantes perfumados, isso também atrai os mosquitos.
Use mosqueteiros na cama, roupas claras com mangas compridas e calças longas.
Dra Ana Carolina Pesce Mansur
CRM – 129042