A Pressão Alta ou HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) é uma das doenças mais comuns no mundo e também uma das maiores causas de morte cardiovascular. Atualmente, 1/3 da população adulta no mundo é hipertensa (dados OMS), com as consequentes complicações : infarto do coração, derrame e falência dos rins.
A HAS não tem cura e para piorar, apresenta poucos sintomas (70% dos hipertensos não tem sintoma nenhum). Ou seja, o doente tem que tomar remédio todos os dias mesmo não sentindo nada. E isso é um problema enorme para a saúde pública!
Os dados de tratamento da doença não são nada animadores. Apenas 3 em cada 10 hipertensos no Brasil se medicam corretamente, 5 em 10 nos EUA e 7 em 10 na Inglaterra.
Imaginem a quantidade de hipertensos no mundo sem tratamento correto… serão muitos infartos, derrames e rins insuficientes ! Um custo assombroso para todos nós!
O tratamento atual da HAS evoluiu muito com novas drogas e principalmente com combinações de medicações que bloqueiam o mecanismo da doença em vários níveis assegurando um equilíbrio dos níveis de pressão por 24 horas no dia.
Mas é de suma importância averiguar a PA (Pressão Arterial) sempre que possível e periodicamente visitar seu médico para confirmar o valor da PA (melhor o médico pessoalmente verificar a PA) e também fazer exames laboratoriais para avaliar as alterações metabólicas do sangue (glicemia ou açúcar , função dos rins, colesterol total e suas frações e triglicérides). Outros exames fundamentais são o Eletrocardiograma (ECG), o Teste Ergométrico (TE) e o Ecocardiograma (ECO). Estes últimos servem para avaliar a função do coração, que pode ser afetado pela HAS, com inchaço e crescimento do músculo cardíaco.
Lembre sempre que é uma doença silenciosa e muito perigosa!
Tenha uma vida saudável e seja feliz !
Dr André Luiz Prado Negrisoli
Clínico Geral e Cardiologista
CRM 58.574
Artigo de caráter informativo, não devendo o mesmo ser usado com o intuito de se automedicar. Procure o seu médico.